Investimento em obras na Raposo Tavares pode ser cerca de 30% menor
Concorrência pública internacional recebeu propostas com valores inferiores aos de referência
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, realizou ontem, em São Paulo, sessão pública de recebimento e abertura dos envelopes contendo as propostas de preço e documentação das empresas interessadas na execução dos quatro últimos lotes de obras para modernização da Rodovia Raposo Tavares (SP 270), agora no segmento que cruza os municípios de Itapetininga, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Paranapanema e Itaí.
As melhores propostas recebidas representam uma redução de R$ 191,2 milhões (30,3%) sobre o valor de referência deste segmento, que era de R$ 630,7 milhões. Ao todo, sete empresas participaram da Licitação Pública Internacional. Se esse desconto for confirmado ao final do processo licitatório, o investimento do Governo do Estado nas obras da SP 270, especificamente no trecho entre Itapetininga e Itaí, será da ordem de R$ 439,5 milhões. No total, o desconto obtido em todos os lotes do empreendimento, incluindo o trecho Piraju-Ourinhos, supera os R$ 306 milhões.
Na nova etapa da licitação iniciada a partir de agora, todas as propostas de preço e documentação recebidas passarão por análise técnica do DER. O resultado final, com a homologação e adjudicação das empresas vencedoras, será convalidado pelos agentes financiadores do empreendimento: Banco Mundial (por meio do BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento e MIGA - Agência Multilateral de Garantia de Investimentos) e Banco Santander. A expectativa é que este processo tenha duração de até 120 dias. O prazo para a execução das obras no trecho Itapetininga – Itaí é de 24 meses após o início dos trabalhos.
Em sua totalidade, as obras na SP 270 foram divididas em oito lotes e cobrirão 204 quilômetros da rodovia, localizados entre os municípios de Itapetininga e Ourinhos. Estão previstas a duplicação de 50,4 quilômetros, implantação de 122,7 quilômetros de terceiras faixas (em ambos os lados da rodovia), recuperação de 153, 5 quilômetros de pistas simples e acostamentos, e revitalização completa da sinalização. Serão implantados 21 novos dispositivos de acesso, e outros 14 dispositivos existentes receberão melhorias e aprimoramentos. Também serão construídos 3 novas passarelas e 1 viaduto.
O valor referencial total do empreendimento está orçado em R$ 934,7 milhões, sendo R$ 630,7 milhões para o segmento Itapetininga – Itaí (com 126,4 km de extensão) e R$ 304 milhões para Piraju – Ourinhos (com 77,6 km).
O recebimento das propostas para os lotes entre Piraju, Bernardino de Campos, Ipaussu, Chavantes, Canitar e Ourinhos foi realizado no dia 31/10/2017, na sede do DER, em São Paulo. As propostas de preço e documentação recebidas das empresas interessadas na concorrência pública passam por análise da equipe de licitações do órgão estadual. O desconto obtido nesse caso foi de 38%, gerando uma economia R$ 115,6 milhões em relação ao valor inicial, de R$ 304 milhões. Com isso, o investimento a ser concretizado é de R$ 188,4, milhões.
Somando-se os valores de todos os lotes, as licitações obtiveram o desconto de R$ 306,8 milhões, ou seja, o equivalente a 32,8% do total de R$ 934,7 milhões.
Os melhoramentos viários que serão implantados na Rodovia Raposo Tavares entre Itapetininga e Ourinhos ampliarão a capacidade de tráfego e as condições de segurança, elevando os níveis de conforto para mais de 11 mil motoristas que, em média, utilizam a via diariamente. O investimento ainda contribuirá para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região, com maior desenvoltura no escoamento da produção agrícola, industrial e no deslocamento de uma população superior a 405 mil habitantes. Além disso, serão gerados cerca 3.120 novos postos de trabalho.